Durante todo o ano de 2017, as crianças do 3º ano aprenderam o que significa intervenção social e como colocar em prática um projeto relacionado à comunidade. A alimentação saudável também é um dos temas abordados nas aulas do ensino fundamental I, as crianças entenderam o que é um alimento orgânico e os benefícios que trazem para a saúde.
O livro de ciências do 3º ano convidou a observar e refletir sobre diferentes possibilidades para a construção de uma horta. Também conheceram o “ Clube Nossa Horta”, que entrega a domicílio cestas com produtos orgânicos, e finalmente, visitaram uma horta orgânica. Foram agendadas assembleias com o intuito de debater sobre onde construir uma horta, quem cuidaria dela e o que plantariam.
As turmas aprenderam sobre como construir uma horta livre de agrotóxicos e pragas. Durante uma pesquisa, os alunos Augusto Minatto e Paulo Eduardo acharam uma alternativa. “Existem várias receitas ecologicamente corretas, uma delas é fazer uma mistura de água com alguns vegetais, bater no liquidificador, coar e pulverizar sobre as plantas”, declararam.
A escolha foi a Praça Esperandino Damiani, que fica ao lado do Colégio, onde todos os alunos, com ajuda dos educadores, construíram canteiros com garrafas PET. Estão crescendo na hortinha comunitária pés de alface, cebolinha, tomate-cereja, couve-flor, beterraba, entre outros vegetais.
Depois da inauguração, as crianças socializaram com os outros colegas do Colégio e explicaram como foi construir a horta e porque devemos incentivar o consumo de alimentos orgânicos. Foram colocadas placas de sinalização da horta com instruções de cuidado para que a comunidade ajudasse a cuidar do espaço, que afinal, é de todos.