O aluno só aprende na escola? É claro que não. Aprende nas ruas, nos museus, parques, viagens: é também nesses espaços que se observa conteúdos vistos em sala de aula. Os estudos de meio permitem que o aluno relacione novas informações que não estão nem nos livros.
Atividades como andar de trator, tirar leite de vaca, conhecer uma horta sustentável, manusear rãs e cobras, mediadas por profissionais especialistas, torna a aprendizagem mais significativa e multidisciplinar.
No Colégio Marista, o estudo de meio está diretamente relacionado aos objetivos desenvolvidos em cada série. É uma atividade que deve integrar diversos componentes curriculares e possibilitar o desenvolvimento de novos conceitos e habilidades. É um momento coletivo de aprendizagem e de relações entre professores, alunos e o ambiente.
No último estudo de meio do 8º ano, os alunos passaram o dia numa fazenda acompanhados de professores mediadores e da veterinária Andreia.
As vivências permitiram o desenvolvimento de atitudes como responsabilidade, autonomia, respeito, cooperação, solidariedade e tolerância. Conseguiram perceber o cuidado que devemos ter na nossa alimentação e com o meio ambiente. Momentos de lazer e descontração também ampliaram o conhecimento de mundo. Essa forma de aprender faz parte do jeito Marista de educar.