Trabalhar com musicalização na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de diversas linguagens. Realizar esse tipo de ensino ajuda a melhorar a sensibilidade, capacidade de concentração e memória dos alunos, facilitando o processo de alfabetização e raciocínio matemático. “Além de muito divertida, a música estimula áreas do cérebro da criança não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral”, explica a psicopedagoga Cláudia Kochhann, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Criciúma.
Com esse foco, o Coral Infantil Marista Criciúma, atividade complementar oferecida na grade da instituição, trabalha desde 2016 com crianças de cinco a dez anos. O respeito com a individualidade e múltiplos saberes de cada pequena cantora, desde formas de expressão à compreensão musical, surge como principal característica do Coral Infantil Marista: cada uma contribui com seu jeito de ser e pensar música.
No momento, mais de 40 alunas fazem parte do Coral, promovendo a contribuição no processo de aprendizagem, com troca de experiências por meio das relações cultivadas nos encontros do coral, que ocorrem uma vez por semana, regidas pela professora de Artes e Música Karissa Ramos Scheffer, a Syssa.
Durante o ano de 2017, foram realizadas diversas apresentações no Colégio e em eventos da cidade. Um momento muito especial para o Coral Infantil Marista Criciúma foi encerrar as atividades do ano de 2017 com a apresentação no 24º Festival Internacional De Corais de Criciúma, em 23 de novembro no Teatro Elias Angeloni. Foram apresentadas três músicas: Oração, da Banda Mais Bonita da Cidade, Era Uma Vez, de Kell Smith, e Colorir Papel de Levi Lima.
A professora Syssa tem um canal no Youtube nomeado “Dicas da Syssa” onde ela produz vídeos que auxiliam suas alunas com práticas para o coral. Assim, elas podem exercitar as técnicas em casa e agora durante as férias.