Ensinar é um processo de aprendizagem constante

02062016_criciuma_031A sala de aula é um universo de possibilidades e desafios, tanto para os alunos quanto para os professores, os estímulos vivenciados no cotidiano das crianças e jovens fazem com que as instituições de ensino busquem metodologias diferenciadas para aproximar cada vez mais os alunos do conhecimento. A preparação do educador para conduzir os processos de ensino-aprendizagem começa nas cadeiras da universidade, mas não termina por aí, pois a academia não dá conta de desenvolver em quatro ou cinco anos habilidades que possibilitem de sanar as dificuldades e anseios docentes em relação ao ensino. Adaptação a novos recursos, novas ideias e práticas mais significativas são desenvolvidas ao longo da carreira a partir da busca por conhecimento, do diálogo e da formação além da graduação.

O Colégio Marista Criciúma incentiva seus colaboradores a darem continuidade aos estudos em cursos de especialização, e mestrados por acreditar que esse investimento do educador na sua carreira acrescenta perspectivas positivas à formação integral dos alunos.

Independente do segmento em que atuam, os professores têm respaldo para buscarem complementar sua formação caso necessitem eventualmente se ausentar de suas funções, por exemplo. Só neste ano, duas educadoras de diferentes segmentos da instituição conquistaram títulos de Mestre. A professora de Biologia, Michele Mezzari, que leciona para alunos do ensino médio no Marista concluiu seu Mestrado recentemente. A Pedagoga Cláudia Milanez, que atua no ensino fundamental – séries iniciais – defendeu sua tese na última terça-feira, agora é Mestre em Educação e já está com as malas prontas para apresentar um de seus trabalhos em Bogotá, junto de sua professora da Unesc.

A Diretora Educacional Ingrid Martins ressalta a importância de o educador manter-se sempre atualizado em relação às práticas de sala de aula, investindo em formação acadêmica e valorizando as pesquisas e a produção científica dos profissionais da sua equipe: “Os educadores precisam estar em constante desenvolvimento acadêmico, assim como os alunos. Por isso nós [Colégio Marista] incentivamos nossos professores e demais funcionários a estudarem, sejam em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, bem como na produção e apresentação de trabalhos científicos”.

Além da formação externa, os professores reúnem-se semanalmente para estudar juntos sobre infâncias, juventudes e formação integral, momentos em que a proposta marista está pautada. O objetivo é que os alunos possuam iniciativa dentro e fora da escola para serem comunicadores, pesquisadores e solidários.

O incentivo da escola é imprescindível para que os educadores continuem ampliando seus horizontes, acrescentando novas ideias à sua prática, contribuindo assim para a formação humana e integral dos alunos, que é a missão do Marista.

Fonte: Lead Comunicação