Fábrica de Vida Nova

Durante o período final da quaresma, a cozinha laboratório do Colégio Marista ganha uma função mais que especial. Os alunos da Educação Infantil participam da Fábrica de Vida Nova, que é uma oficina de panificação com muitos significados em homenagem à Páscoa.

Desde 2013, a escola alia a prática à teoria da celebração da Páscoa, para que os pequenos ponham a mão na massa e entendam valores e simbologias desse período e compartilhem o pão com suas famílias. O objetivo, de acordo com o coordenador da Pastoral do Colégio, Maikel Ronqui, é ensinar e compartilhar ensinamentos e valores cristãos de solidariedade, partilha e cuidado com a vida. “A partilha do pão é um dos símbolos mais representativos da Páscoa, pois representa a presença de Cristo entre nós”.

Cada aluno leva para casa o pão feito na escola, junto com uma carta que explica como deve ser feita a partilha e o que cada símbolo significa dentro do ritual de Páscoa. “É uma época muito especial do ano, que remete à solidariedade, reunião de pessoas queridas e renovação”, comenta Ronqui. A oficina começou com a produção de ovos de Páscoa e em 2018 foi iniciada a produção de pães, para que os alunos pudessem agregar ainda mais significado à celebração.