Investimentos em infraestrutura estimulam o aprendizado

Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) comprovam que a qualidade da infraestrutura escolar influencia tanto no desempenho quanto no aprendizado dos alunos. A pesquisa Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana apurou que as notas em provas podem aumentar em média 5% em condições ideais. Entre os espaços de apoio que contribuem para aprendizado estão áreas como bibliotecas, laboratórios, quadras esportivas e auditórios.

Na Rede Marista de Colégios (RMC), presente nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, estão em andamento reformas, ampliações e outras melhorias. No Colégio Marista São Luís, na cidade de Criciúma (SC), por exemplo, as obras incluem a reestruturação das áreas administrativas e de atendimento, reforma das salas da Educação Infantil, renovação do auditório, além de melhorias no mobiliário, climatização e acessibilidade.

Para o diretor regional da RMC, Renato Angelino Darui, a estrutura escolar aliada ao conteúdo oferecido pela escola compõe o ambiente ideal para o aprendizado e estimula o convívio social. Segundo ele, os colégios Maristas têm um cuidado especial com a estrutura e o mobiliário. “O aprendizado, a criatividade e a socialização são afetados pela infraestrutura e por isso nos dedicamos a oferecer ambientes acolhedores e que propiciem conexões e esenvolvimento dos alunos”, explica.

José Carlos Pereira, diretor do Colégio Marista Criciúma, explica que um dos objetivos das obras é garantir a qualidade do ensino, com apoio da infraestrutura pensada para privilegiar o bem-estar. “O momento de férias é essencial para realizar obras necessárias. Dessa forma, conseguimos modernizar as estruturas para que todos os ambientes estimulem a criatividade e o aprendizado dos nossos alunos”, explica.

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br