Marista inaugura espaço planejado pelas crianças

Graças ao envolvimento e protagonismo das crianças da Educação Infantil, o Colégio Marista Criciúma tem um novo espaço de espiritualidade e convivência: o “Espaço Champagnat”.

Tudo começou quando o Diretor José Carlos Pereira recebeu uma ligação de uma empresa da região que havia guardado uma matriz muito antiga utilizada na fabricação de diversos bustos de Marcelino Champagnat e que agora estaria à disposição do Colégio.

Ao receber esse presente especial, era necessário saber como e qual local mais interessante para ele ficar. Foi então que as crianças da Educação Infantil, por meio de assembleias, colocaram o assunto em pauta e levantaram inúmeras possibilidades. Foram tantas ideias que foi necessário realizar diversas assembleias e, em cada uma delas, uma nova etapa era concluída.

Imagem2

A partir do desejo das crianças, ficou definido que o busto deveria ficar no Parque da Educação Infantil onde, segundo elas, era o único local do Colégio em que não havia nenhuma representação da imagem do fundador Marista. Em assembleia, uma das crianças participantes destacou: “Lá, ele pode ficar cuidando enquanto a gente brinca”.

As crianças também definiram que o busto deveria ficar sobre uma rocha, depois de muitas hipóteses cogitadas. A escolha ter partido dos pequenos alunos foi muito significativa – pois foi sobre uma rocha que Champagnat ergueu a primeira casa de formação dos irmãos Maristas, berço do Instituto. Desde então, os Maristas são firmados sobre uma rocha firme de valores e missão contínua.

Dentro desse contexto, as crianças perceberam que precisariam de ajuda de profissionais. Foi então que a Arquiteta Cristina Perucchi e o Engenheiro César Perucchi deram suas importantes contribuições no projeto e construção do espaço. Além da exposição do busto, o desejo era que o ambiente permitisse as crianças de interagir com a imagem, que pudessem abraçar, olhar de perto e brincar.

A grande rocha base para o busto foi adquirida por meio da Prefeitura de Urussanga e a sua chegada no Colégio em um caminhão muque foi uma grande festa. O entusiasmo esteve presente em cada etapa até o dia da inauguração que contou com a presença de autoridades Maristas, dos benfeitores do projeto e do Coral Marista cantando “Brilha Champagnat”.

Após receber um convite feito pessoalmente pelas crianças em sua casa, o Padre Antônio Junior – pároco da Catedral São José – abençoou o Espaço Champagnat que se torna mais um ambiente de aprendizagem cheio de significados especiais.

CLIQUE AQUI e confira a documentação detalhada!

Para conferir mais fotos da inauguração, Acesse nossa página no facebook.