Páscoa: alunos de Criciúma fazem o próprio pão para celebrar a data

Durante duas semanas no período da quaresma, a cozinha laboratório do Colégio Marista Criciúma vira uma oficina de panificação, onde todas as turmas põem a mão na massa literalmente. Desde 2013, a Fábrica de Vida Nova ensina as crianças a fazerem o próprio pão e compartilhá-lo com seus entes queridos, seguindo ensinamentos e valores cristãos de solidariedade, partilha e cuidado com a vida.

De acordo com o coordenador da Pastoral do Colégio, Maikel Ronqui, a Páscoa, celebração Cristã de agradecimento a Jesus pelo seu amor e de reflexão a respeito de nossas ações, tem diversos símbolos bastante especiais. “A partilha do pão talvez seja o símbolo mais representativo e é dessa forma que os alunos do Colégio Marista Criciúma aprendem na prática importantes conceitos desse rito”, explica.

Cada aluno leva para casa o pão feito na escola, junto com uma carta que explica como deve ser feita a partilha e o que cada símbolo significa dentro do ritual de Páscoa. “É uma época muito especial do ano, que remete à solidariedade, reunião de pessoas queridas e renovação”, comenta Ronqui. A oficina começou com a produção de ovos de Páscoa e em 2018 foi iniciada a produção de pães, para que os alunos pudessem agregar ainda mais significado à celebração.

Confira a receita usada pelos alunos:

2 ovos

1 copo de açúcar

20 g de fermento

90 ml de azeite

1 pitada de sal

1kg trigo

360 ml água morna

Modo de fazer: misturar todos os ingredientes e acrescentar trigo até a massa soltar da mesa. Deixe a massa descansar até dobrar de volume, coloque em uma forma untada e asse em temperatura média até dourar.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.