A Oficina de Redação é uma proposta de produção de textos com foco na Redação ENEM, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. São encontros semanais realizados no contraturno, em que são desenvolvidas as cinco competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, por meio da produção de textos dissertativo-argumentativos. Os momentos de escrita são mediados pela Professora em sala de aula e todos os textos são reescritos, permitindo ao aluno identificar e retomar os pontos que precisam de atenção.
Ao longo da Oficina de Redação, a palavra foi a ferramenta para o aprendizado dos alunos e, com o objetivo de torná-lo ainda mais significativo, a Professora Angélica buscou inspiração na saga Harry Potter para elaborar a competição da Taça das Casas. No universo bruxo, a magia não está apenas nos feitiços, mas também na força da palavra, na grandiosidade de uma obra que marcou gerações de leitores.
Dessa forma, os alunos são divididos em quatro grupos, em diferentes horários, que constituem as quatro casas do jogo: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. A partir do regulamento, são computados pontos para a Casa pelas produções realizadas, pelos exercícios concluídos e por alguns desafios lançados durante as aulas. Além disso, algumas questões como faltas não justificadas e problemas de disciplina fazem com que a Casa do participante perca pontos. Há ainda uma caçada às horcruxes: a cada redação concluída, o estudante recebe, como comprovante da entrega, a imagem de um dos objetos que contém os pedaços da alma do vilão Voldemort, as quais precisam ser reunidas para que ele seja derrotado.
Além da produção de textos nos moldes do ENEM, também são utilizadas ferramentas como Brainstorming e modelo Canvas, em exercícios para elaboração de propostas de intervenção, uma das competências exigidas pelo teste. O Canvas é um recurso utilizado por empresas do ramo da criação, no qual as etapas de um projeto são detalhadas de forma clara e objetiva. Na adaptação do modelo para propostas de intervenção, os alunos precisam indicar, por exemplo, qual a proposta de valor, quais podem ser os agentes transformadores responsáveis pela intervenção, as fontes de recursos, as ações necessárias e os canais, além de prever possíveis falhas do plano e apontar soluções.
Assim, por meio do espírito de cooperação, os próprios alunos auxiliam uns aos outros pelo bem de suas Casas, expressando valores humanos de fraternidade e solidariedade. Ao final da competição, os integrantes da Casa que contabilizar mais pontos são reconhecidos por meio de uma premiação, em cerimônia solene.
“Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia” (J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter).