Projetos Pedagógicos

Espaços de Aprendizagem

A organização dos espaços comunica como a criança é entendida, os interesses, as interações e relações que nele acontecem, os papéis estabelecidos, as propostas de trabalho, a estética, o currículo, a relação com o tempo, entre tantas outras mensagens, bem como é linguagem condicionante e, com isso, fator determinante para a construção da Cultura da Infância.

Projetos de Investigação

Incentiva a criança a pensar por si mesma, elaborando hipóteses sobre o ambiente em que vive. Por meio da investigação, percebe um mundo novo a sua volta.

Acolhida e Relações Solidárias

A criança demonstra atitudes de acolhida, de solidariedade e sensibilidade para o fortalecimento de vínculos, reconhecendo-se como integrante das relações sociais e participante delas em relação à natureza, percebendo as diferenças interpessoais para vivenciar a experiência de conviver num ambiente ético e fraterno.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Projeto de Intervenção Social (PIS)

O PIS é desenvolvido entre os alunos maristas com propostas de aprendizagem que potencializam vivências significativas em grupo e buscam transformar realidades. Os estudantes aprendem a analisar situações e buscar soluções para os problemas sociais encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem.

Acolhidas

Recebemos nossos alunos como parte da Família Marista através do projeto ‘Acolhida’. Nossas equipes e estudantes dão as boas-vindas acompanhando a adaptação e o desenvolvimento de cada aluno, com a preocupação de integrá-lo aos ambientes e grupos e conectá-lo aos momentos e valores que seu filho só vai encontrar aqui.

Espaços de Aprendizagem

A escola e seu entorno é local que comunica e ensina. Portanto, as crianças são levadas a diversos espaços repletos de múltiplas linguagens, como os ambientes virtuais de aprendizagem, trabalho por estações em sala de aula, espaços específicos para jogos e leitura. Além disso, muitos trabalhos de campo propiciam uma articulação entre os saberes escolares e a realidade dos nossos alunos.

Ensino Fundamental Anos Finais

Estudos de Meio

Oportunidade para estimular a curiosidade e a investigação da criança. Todo o conteúdo trabalhado em sala de aula é complementado por meio de estudos de campo multidisciplinares.

Rotina de Estudos

O educador organiza a tarefa com o objetivo de criar uma forma de o aluno estudar diariamente os conteúdos e aprendê-los.

Contamos com o apoio dos professores titulares, que são responsáveis por ajudar a organizar e acompanhar a rotina de estudos de cada educando, em horário extraclasse.

Assim, a aprendizagem fica garantida e a cada ano, a responsabilidade com os estudos se transforma em conhecimento.

Apoio Pedagógico

O Apoio Pedagógico possui dois projetos diferentes: o Atendimento Pedagógico e Aprofundamento.

O objetivo desses projetos é apoiar os alunos diante das dificuldades mais frequentes, além de reforçar e aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

São esses momentos que garantem a aprendizagem do aluno e que faz a diferença na hora de participar dos vestibulares mais concorridos.

Circuito Projeto de Vida (CPV)

Acompanha o aluno do 8º ano ao 3ão, orientando os jovens diante de tantas possibilidades oferecidas nessa nova época.

Não dá pra definir o projeto de vida em poucas linhas. O fato é que ele é pessoal, intransferível e não linear. Por isso é que vale a pena registrar cada momento, conservando nossa memória histórica e pensando nos próximos passos.

Importa mais a distância percorrida em direção aos nossos sonhos do que o próprio destino final. Afinal, projetar a vida é uma arte.

Oficina de Redação

Nossos alunos contam com a Oficina de Redação, uma ótima oportunidade para desenvolver o pensamento crítico e melhorar as habilidades de escrita por meio de exercícios e da produção de redações.

Multimostra

A Multimostra é uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos quais o foco é a investigação e a inovação.

Fórum de Juventude

O Fórum de Juventude trabalha temas atuais a partir de diferentes opiniões e pontos de vista. O objetivo é estimular um debate positivo de ideias e o protagonismo nos alunos.

Rotina de Estudos

Projeto Interioridades

A formação acadêmica direcionada à escolha profissional e Projeto de Vida de cada aluno.

O ingresso na Universidade e no mundo do trabalho é feito com consciência e autoconhecimento.

Estudos de Meio

Oportunidade para estimular a curiosidade e a investigação do aluno. Todo o conteúdo trabalhado em sala de aula é complementado por meio de estudos de campo multidisciplinares.

Apoio Pedagógico

O Apoio Pedagógico possui dois projetos diferentes: o Plantão de Dúvidas e Aprofundamento.

Itens relacionados

VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA?