Na sexta-feira, 3 de março, o Colégio Marista Criciúma realiza a primeira edição do ano do Fórum de Juventudes com o tema “Estado Mínimo ou Estado Máximo: o papel do Estado nas instituições”, contando, para isso, com a presença de convidados de posições divergentes para discutir o assunto.
O Fórum de Juventudes é realizado desde 2015 e tem o objetivo de estimular os estudantes do Ensino Médio a analisar a atual conjuntura política, econômica e social, no Brasil e no mundo, por meio de conteúdos que também são exigidos em vestibulares e redações.
Segundo Michel Goulart, professor de história do Colégio Marista, a escolha do tema foi sugerida pelos próprios alunos. “O interesse está vinculado à atual conjuntura política e econômica brasileira, assim como a crise nos presídios e a que atingiu o estado do Espírito Santo recentemente. Neste sentido, será discutida a presença do Estado nas instituições e sua efetividade”, relata.
O evento contará com a presença de três convidados, cada um com suas convicções político-ideológicas próprias: um deles defenderá a presença maior do Estado; outro defenderá menor presença do Estado; um terceiro defenderá um meio termo. “O contraponto é sempre importante”, considera o professor.
Os convidados serão apresentados e vão expor suas convicções. Em seguida, os alunos protagonizam o debate, fazendo perguntas, assim como intervenções e comentários pertinentes à discussão.
Data: 3/3/2017.
Horário: 13h30 às 15h.
Local: Auditório Champagnat – Colégio Marista Criciúma – Rua Antônio de Lucca, 334 – Pio Corrêa.