Reflexões sobre projetos de vida resultam em ação solidária

Alunos do Colégio Marista Criciúma juntam solidariedade com sustentabilidade para ajudar a Casa Guido.

Quando jovem, são muitos os conflitos e escolhas que precisam ser enfrentadas; isso ainda em tempo escolar. No Ensino Médio, talvez um pouco antes, a pergunta “O que você vai ser quando crescer?” ganha uma roupagem mais adulta: “Você já sabe qual profissão seguir?”. Como se não bastasse essa dúvida, ainda se acumula a pressão pelos bons resultados em provas como Enem e aprovação nos vestibulares mais concorridos.

Diante de tantas possibilidades oferecidas nessa nova época, torna-se cada vez mais difícil escolher uma coisa só ou assumir um compromisso para a vida toda e projetá-la. Ter um projeto de vida e mantê-lo a longo prazo não é tão simples, mas quando uma reflexão mais ampla é proposta, o que era projeto torna-se rotina. E é dessa forma que o Circuito Projeto de Vida, lançado pelo Grupo Marista, propõe uma reflexão acerca de questões sobre o que as pessoas estão vivenciando, norteada pela indagação “o que quero ser aqui e agora?”.

O Circuito é um instrumento para que os jovens se permitam projetar sua vida de forma não-linear, descolada e com propósito. Em um mundo com tantas possibilidades e escolhas diárias, é necessário ir além do vestibular, da profissão e do senso comum. Os educadores Maristas acreditam que pensar continuamente nas escolhas que vão sendo feitas ao longo do caminho contribui para a formação dos jovens. Para o Marista, além de preparar para os conteúdos curriculares, a intenção é preparar para a vida. Dessa forma, o conceito principal do projeto e da pedagogia Marista é: conecte-se com sua memória histórica e pense nos próximos passos.

Na prática, o projeto reúne alunos em encontros programados, mediados por um educador e por meio do site (aplicativo) circuitoprojetodevida.com.br, eles continuam a refletir a respeito do tema e a trocar experiência. Nos encontros, propõem-se reflexões chamadas de “inspirações”, entre elas o afeto, a amizade, a carreira, o consumo, a família, o futuro, o protagonismo, a solidariedade e os sonhos.

No Colégio Marista Criciúma, as reflexões dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental viraram atitude! Depois de refletir sobre sustentabilidade e solidariedade, os participantes sentiram que algo precisaria ser feito. Junto às competências das aulas de Química do Professor Michael De Bona, que também acompanha os grupos no projeto, tiveram a ideia de produzir sabão utilizando resíduos de óleo de cozinha para vender e arrecadar fundos para colaborar com alguma entidade beneficente. As turmas foram sensibilizadas com a Campanha da Casa Guido, a qual auxilia crianças em tratamento contra o câncer e precisa de uma sede própria. A parceria deu certo e os alunos já estão também trabalhando o lado empreendedor para contribuir com a entidade.

Ao todo foram comercializadas 232 barras de sabão e arrecadados R$1160, que foram doados para a Casa Guido. Segundo o Professor Michael, é notório o grande amadurecimento da sensibilidade e do senso crítico dos alunos desde o início do Circuito: “Eles têm se mostrado muito mais abertos a falar sobre suas ideias, pensamentos, diálogo e novas possibilidades”, ressalta o educador.

Fonte: Lead Comunicação

Itens relacionados